TV SINISTRU...TAMBÉM NO CANAL DO... YOUTUBE

COMO FAZER UM FILME ETAPAS SIMPLES

ATENÇÃO!!! Estas dicas são para quem nunca produziu um filme, e não tenham conhecimento de suas etapas. pois são de explicações simples.

Etapa - Criação do roteiro
O autor criará uma história baseando-se no tempo de duração, seja ela: curta ou longa metragem. O texto deve conter: falas, personagens com caracteriscas individuais, e descrição de como as cenas vão acontecer
Dicas de como criar um roteiro: Em primeiro lugar você precisa saber do que se trata a história, já tendo esses quesitos comece em sua mente a inventar personagens, locais, trama, acontecimentos... Importante que você é que você comece a criar o roteiro conforme seus recursos disponíveis, não vá criar uma grande produção se você não conseguirá filmar, e também porque será tempo perdido e nem vender o roteiro você poderá, pois as grandes produtoras de cinema, se interessaram por roteiristas famosos, lembra você ainda é anônimo; seus filmes por mais simples que forem, terão grandes chances de alavancar sua carreia de cineasta, basta você ser criativo original "Não Cópie". Outra dica do roteiro é você separa-lo por cenas e outra peça importante é você antes de escrever falas, descrever o local posicionamento de atores, cenario, objetos...etc.

Etapa - Levantamento de custos (orçamento)
Você deve fazer um pré-custo com as filmagens como: transportes de integrantes e equipamentos, figurino, divulgação, cachês, contratação de algum serviço terceirizado, energia elétrica comunicação... Obs: este levantamento que o diretor fará será 100% de acordo com roteiro. Crie um ofício de "Pedido de Patrocinio" não especificando o valor deixando em branco , para empresário definir quanto vai patrocinar, não esqueça de incluir no ofício de como o empresário vai agir publicitáriamente na sua produção seja nos créditos ou por banner... Imagine que você fez uns 40 ofícios e distribuiiu pelo empresáriado de sua cidade, dos 40 envios 20% te patrocinaram. Seu filme já deu o 2 passo!!
Dica: Vá até um meio de comunicação: rádio, tv, ou jornal e peça uma entrevista pedindo um auxilio da comunidade com seu filme, emprestando ou doando a seu acervo algum figurino (roupas usadas), empréstimo de local...Concluído este segundo passo fundamental, que é o orçamento você já pode passar adiante, porque filme amador também precisa de recursos.

Etapa - Escolha do elenco
Ao fazer os testes com os concorretes é importante que haja conciliação com o personagem e ator terem alguma caracterista física, como pro exemplo, o que não pode acontecer é: o personagem ser um machista e o ator ter uma carinha de anjo ou o personagem ser um lutador e o personagem ser um "magricela". O segundo objetivo dos testes é analisar bem a capacidade de interpretação dos atores, em que eles(as) aparentam ser iguais aos personagens quando os interpretão.
Dica: Antes de começar os testes selecione quem é apto para respectivo personagem, e de um dia para ensaiar em casa, pois existem vários atores ótimos que precisam de um tempo mais longo para ensaiar e te surpreender. Diga aos concorretentes que no dia do teste esqueçam suas identidade, para serem o personagem e que você estará analisando a capacidade de cada um.

Etapa - Agendamento de locais
Ao conseguir os locais os locais para as gravações pelos meios de comunicação, você agende com o proprietário em seu caderno: dia, local, data e hora com o dono, se possível peça uma autorização por escrito a ele para que não haja possibilidade, que no dia da gravação o local não esteja disponível por falta de informação ou autorização. É sempre bom você mesmo ir falar com o dono e aproveite para analisar o local para certificar-se de que será ótimo para filmagem. Obs: Se a gravação ocorrer em via pública obstruindo o trafego de veículos, você terá de conseguir uma autorização num órgão público responsável pela aquela área.

Etapa - Equipamentos cinematográficos
Faça um levantamento de todos os equipamentos que possui e compare com seu roteiro de filmagens e os locais para certificar-se de que não faltará nenhum, que comprometa o andamento do filme em seu prazo de filmagem, como o exemplo abaixo:
O Personagem fará uma cena a nado e você não conseguiu um barco para o câmera acompanha-lo no percurso,
Ou você fará uma filmagem a distancia e não tem um rádio transmissor para se comunicar com os personagens.
Filmadora: Temos que diferenciar "vídeo amador" de "Vídeo profissional". Nos festivais de cinema nem todos os formatos digitais são aceitos, apenas os formatos HD e os finalizados em 35mm, que é feito através de laboratório, e é muito caro, mas porém possui aquela imagem romântica de qualidade que as digitais não conseguem ter. Hoje no mercado temos uma variedade das digitais que variam entre R$ 1.000,00 a R$ 4.000,00 as mais econômicas e aceitas em festivais de cinema.
Dica: pesquise na Internet no site Mercado Livre "Filmadoras Profissionais" com o formato em HD lá você fará um bom negocio, e se encontrou a que lhe interessou! copie a referencia da filmadora e cola no site, You Tube e assista os vídeos que foram gravados com a mesma a que você deseja comprar, ai você terá uma idéia de como a imagem será.

Etapa - Figurino, objetos e utilitários de cena
Após conseguir os figurinos por conta própria ou por conta da comunidade através dos meios de comunicacão, você precisa organiza-los, faça a separação para cada cena conforme o Roteiro, coloque em caixas e identifique, com o numero da cena que vai ser utilizado. Da mesma forma do os objetos de cena já precisam ser antecipadamente separados paras as receptivas cenas, caso dos utilitários você precisará apenas disponibiliza-los para as cenas por serem grandes. Abaixo alguns exemplos dos materiais utilizados em cena:
Figurino - São as confecções que os atores vestem como: Sapatos, vestidos, camisa, colar, calças, capas, boné, roupa intima, saia...
Objetos de cena - são aqueles utilizados pelos atores ou no cenário como: Quadros, revolver, malas, livros, caneta, faca, copo, xícaras, enfeites...
Utilitários de cena - São aqueles que os atores usam como: Sofá, carro, barco, bicicleta, avião, guarda roupa, cama, bidê, animais...

Etapa - Pré-ensaio
Solicite aos atores já selecionados, praticarem antecipadamente as falas dos personagens antes de entrar em cena, para que não haja muito erros, isso prejudica o tempo de gravação e a paciência de sua equipe técnica, porque precisará refazer o trabalho. Ensaie sempre as próximas cenas que iram entrar, e não adiante as ultimas cenas do filme se nem ao menos você gravou as primeiras.

Etapa - Preparação do cenário
Agora você já tem: O local, recursos, patrocínio, figurino objetos e utilitários de cena, Atores, equipamentos, equipe técnica e auxiliares, material para filmagem, tudo conforme o seu roteiro. Agora você e sua equipe precisam preparar o cenário: Objetos nos locais, atores com figurino, câmeras posicionadas... Faça um estudo do close no cenário para ver se não ira pegar escuridão ou muita claridade na gravação, se possível troque de lugar a filmadora.

Etapa - Ação
A cena está em evolução, os atores contracenando, silêncio total no cenário. Até você ou o diretor dizer "Corta", a cena está paralisada ou finalizada.
Dica: As grandes e pequenas produtoras sempre rodam mais de duas tomadas, para que na montagem de cena possa existir uma falha, e o editor possa escolher a melhor das três repetições.

10°Etapa - Sonoplastia ou fundo musical
Outra peça importantíssima do filme é o som, pois um meio de buscar sons é pela internet para incluir nas cenas, outro meio de e você fazer seus próprios sons como por exemplo: Existe uma cena de chuva e você não achou o som de chuva, ligue uma mangueira da torneira, jogue água para cima e capte com microfone direcional, no momento em que ela cai no chão, digitalize e inclua na cena.
Dica: cuidado em uma passagem fala para outro ator, não ter nenhum som, isso faz o filme ficar monótono e ruim como os filmes já existentes o "Ace ventura" e o "betoveen 2", preste atenção na falta de sonoplastia deles, porque um filme não é só visual lembra!! "Audiovisual" AUDIO + VISUAL. Cuide muito em colocar músicas de artistas famosos sem autorização ou compra, porque você pode ser acusado de plagio ou violação dos direitos autorais.


11°Etapa - Montagem
Agora temos as cenas todas gravadas e seus respctivos sons, então lembre-se oque foi escrito acima: grave mais de uma cena para quando chegar na montagem o editor escolher a cena que não saiu com defeito. Abaixo alguns exemplos práticos para selecionar as cenas:
Dica: Pesquise um programa de computador, um programa para "Edição de vídeo", sugiro o site Baixaki.
GR - 2/158/3 ---> O que é isto?
Gravação (GR), Cena(C), Tomada(T) e repetição ou take(R).
(GR= Gravação)
( - 2/xxx/x = Cena)
( - x/158/x = Tomada)
( - x/xxx/3 = Repetição)
Ex: Na cena 2 tomada 158, vamos escolher a repetição 3 que ficou melhor das repetidas.
GR - C/ T /R
GR - 2/158/3
GR - 2/159/1
GR - 2/160/2
GR - 2/161/2
GR - 3/162/3
GR - 3/163/1
GR - 4/164/2
Veja na figura a acima, um modelo simples de Claquete.

12°Etapa - Divulgação
Seu filme está pronto todo filmado e montado, então novamente peça auxílios as rádios e outros meios de comunicação para entrevistas isto se você não for procurado!! Oque será bem difícil, pois o cinema desperta muito a mídia, e nas entrevistas sempre fale sobre o sucesso das filmagens, da atuação dos atores e equipe técnica, que o filme é de qualidade...
Você precisa vender seu peixe! Sempre fale sobre as dificuldades ainda existentes sobre o audiovisual.
Dicas de comercialização: Hoje a pirataria é a maior inimiga do cinema, pois ai vai uma idéia para combate-la, faça uma compra grande de DVD's e CAPAS Em média 50un Dvd virgem Valem R$ 39,00 e as Capas em torno de R$ 34,00. Baixe um programa de computador de gravação e grave você mesmo, tente adquirir uma impressora de quatro cartuchos e instale um "Bulk" sistema de tinta contínua, que economiza quase 90% do custo, para imprimir suas capas. Distribua nas vídeo locadora de sua cidade ou região não para locação, mas para venda, consgnada porque em média você gastou em cada dvd uns R$ 1,45. calcule um preço em que vc possa tira lucro em conjunto com a locadora ou ponto comercial. Pense nesta possibilidade. Será fácil a comercialização por que cidade fica curiosa em ver um filme feito na cidade.

Se você quiser se aprofundar mais no conhecimento, pesquize sobre os tópicos abaixo, atrávés da internet ou livros a respeito.

Áudio Digital Sonorização
Composição e Projeto Gráfico
Comunicação Aplicada
Empreendedorismo
Ética e Legislação
Fotografia Digital
Fotografia e Técnicas de Iluminação
Historia da Arte
Metodologia Científica
Montagem Multimídia
Roteiro Audiovisual
Planejamento Estratégico
Princípios de Sistemas de Informação
Principios e Técnicas de Animação
Publicações para Web
Teorias e Técnicas da Comunicação
Vídeo Digital
Gramatica da narrativa visual
Vídeo e Técnicas de Iluminação







Deixe seu comentário, será de grande valia!!

140 comentários:

FRANK JOSEPH disse...

muito legal esses teus comentários meu amigo até salvei eles em word
congratulações

Anônimo disse...

Opa...Muito bomm !! :]]

Até salvei em Word [2]
:]]

t++

Anônimo disse...

muito legal,sugestões importantes para quem quer realizar filmes.valeu abrçs Claudio marques

John´s disse...

Beleza.Uma aula básica de cinema.Cinema é a melhor aula que existe.

Anônimo disse...

eu goste mim ajudor a fazer uma pequena filmagem tinha todo equipamento mais não sabia por onde começar eu salvei no meu computador vou começar já. legal continuem assim ajudando aquele que querem uma foça roquefilmagem@bol.com.br

Anônimo disse...

Deus te Abençoe por essas dicas que você passou por aqui,pois Eu precisava de uma Luz,Um primeiro passo,para Fazer um Filme Documentário sobre uma Cidade do Interior do Rio,e graças as suas Dicas posso dizer que já subi um Primeiro degrau de uma Grande Escadaria...fabiosantosfvs@yahoo.com.br farei contato com você em breve,se não for incomodo é claro! Abraço

SE7 Videos Bloguer disse...

fiquei feliz por encontrar este conteudo
meus parabéns pela sua iniciativa
me ajudou muito em meu primeiro projeto
obrigado e boa sorte

FERNANDO FLORES disse...

gostey muito das dicas,pois são de grande valor !!!!...tenho esperiÊncia em teatro ,mas quero me aventurar no cinema "vou fazer um projeto de um filme quE estou pretendendo comessar a rodar em 2010 se tiver pesssoas enteressadas em estar participando pode entrar em contato,moro em são paulo z.leste da cidade fernandoartes@hotmail.com

FeRnAnDo FlOrEs disse...

GOSTEI MUITO DAS DICAS POIS E DE GRANDE VALOR!!... TENHO ESPERIÊNCIA TEATRO!!! , ESTOU COMESSANDO UM PROJETO DE UM FILME Q PRETENDO COMEÇAR A RODAR EM 2010 SE ESTYVER PESSOAS ENTERESSADAS EM ESTAR PARTICIPANDO DE UM TRABALHO SERIO OU QUE QUEIRÃO TROCAR EXPERIÊNCIA PODE ENTRAR EM CONTATO !!., MORO EM SÃO PAULO Z. LESTE DA CIDADE FERNANDOARTES@HOTMAIL.COM

Sol Nascimento disse...

ENEAS, PARABÉNS PELO MATERIAL QUE VOCÊ DISPONIBILIZOU PARA OS FUTUROS CINEASTAS COMO EU.ACHO QUE ATITUDES COMO ESTA MERECEM SER RECONHECIDA, VOCÊ NÃO TEM IDEIA DO EXCELENTE SERVIÇO QUE VC ESTÁ PRESTANDO A COMUNIDADE QUE SE INTERESSA POR CINEMA. PARABÉNS, MESMO.

MÁRCIO NASCIMENTO

Anônimo disse...

mas para comesar um filme primeiro de tudo oque tem que fazer

Anônimo disse...

Anonimo é Comesar ou "Começar"

Marcos Serra disse...

Muito bom mesmo. Obrigado pelo belo trabalho e seu tempo dispendido nisso.
Apenas revise alguns pequenos erros de grafia e ficará 110%.

Aproveito pra te mostrar alguma coisa da minha produção.
Se interessar, tem muito mais no YouTube.


http://www.youtube.com/watch?v=NCFUqLoFkZw

http://www.youtube.com/watch?v=02dc2ofkaWI

http://www.youtube.com/watch?v=hOSLZ_oiwhU

Valeu !
Se quiser fazer contato use este e-mail
marcoserrasp@hotmail.com

Unknown disse...

interessante essas dicas estou iniciando ,e deu pra sacar muitas coisas em relação, roteiro equipamentos , produção ...valeu mesmo .obrigado

EM TEU OLHAR disse...

poxa eu adorei! quem é vc? vamos fazer um filme juntos? eu tenho a ideia e você fica como meu diretor particular rsrsrs, é sério não tenho noção sobre o assunto, mas tenho uma ideia que com toda a certeza vai ser um sucesso
beijos, entre em contato comigo
boa tarde.

romancista disse...

Muito instrutivo as informações! Foi uma luz para mim que estou enveredando por um caminho no qual ainda não possuo muito conhecimento!
Parabéns!!!

Fernando Lima disse...

Boa tarde!!! Querido muito obrigado, eu sou evangélico e penso um dia fazer um pequeno filme para evangelismo nas proximidades da igreja e seu conhecimento me ajudou a ter novas idéias. Deus o abençoe!!!

Fernando Batman - Human Art Tattoo disse...

Obrigado pelas dicas e ajuda!!!
muito instrutivo

Fernando "Miami-USA"

Fernando Batman - Human Art Tattoo disse...

Obrigado!!!
Muito Bom!!! Muito instrutivo.

Fernando "Miami - FL USA

Diหεy Rคтεd disse...

Bom pakas! Vlw mesmo em amigo!

Gisele Dute disse...

Muito obrigada, foi de grande ajuda!

;**

Igreja Torre de Oracao disse...

Achei muito interessante. É um pouco mais complexo do que eu imaginava, mas valeu as dicas.

cinemão disse...

olá. sou produtor de cinema amdor desde 1993, sempre banquei todos os custos, tenho sete no total, todos longas genero comedia, podem ver o resumo no youtube, com o titulo

"PILLLIORES MOMENTOS"

http://www.youtube.com/watch?v=DujPkogJwi4

Unknown disse...

Sou ator e diretor de teatro e achei sensacional, pois vcs escrevem de maneira facil de entender e apreender, enquanto eu estava lendo ao mesmo tempo escrivi um roteiro de um filme otimo que pretendo produzir, fala a respeito das drogas e do alcool!

ASSIM NÃP PERCAM O MEU FILME BREFVE PERTO DE VC O TITULO:

BRASILA CAPITAL DO CRACK!

Adriano Gomes disse...

metalFala mano Enéias, blz?
Então meu nome é Adriano Gomes, Li bastante coisa em seu blog biaxei outras e hoje estou estou em gravação do meu primeiro curta metragem, comprei a filmadora hdv como vc disse, baixei o roteiro do cidade de deus como exemplo pra escrever o meu, Ja estamos indo para o segundo dia de gravação depois de 6 meses de pré-produção, estamos fazendo tudo de forma independente este piloto,gostaria muito que vc viesse na pré-estréia assistir. qualquer coisa me da um toque.
driko_83@hotmail.com
Valeu por tudo mesmo. obrigado.

ALEXANDRE ROSA disse...

Muito obrigado por este blog existir ele é maravilhoso.....

manuela disse...

bem, meu nome é Manuela, tenho 16 anos, e meu sonho, é claro, é dirigir ou pelomenos trabalhar na produção de um filme, eu moro em manaus e a prefeitura tem um programa cultural que empresta equipamentos de filmagens, microfones e luzes, ainda editam, para no final publicarem num festival de cinema anual, mas eu não tenho muita alto confiança, mesmo assim, eu sou menor de idade, e não gostaria de sujar o nome de ninguém, mas eu acredito que tenho muita criatividade e tenho várias idéias, se puder entrar em contato comigo eu agradeceria.
beijos...

Enéias Aramis disse...

Ola Manu vi seu comentário na página. E percebi que vc tem muita persistência, e isso é um êxito! Bom. Estou em negociação para mim produzir um oficina lá em Angola, mas ainda não esta nada concretizado, ainda. Derrepente eu poderia te enviar la por Março meu corriculo para que possa encaminhar a sua Prefeitura, afim de nós criarmos o inicio de uma pequena revolução cinematográfica a na sua cidade!. Com: Oficinas de Cinema, Produção de Curtas Metragens, Direção, Interpretação... e assim por diante...
Fuciona assim: Eu mando a proposta para a ONG ou o Contato (no caso vc). que encaminham aos patrocinadores ou governo e eles por sua vez patrocinam minha execução do projeto com. Passagens ida e volta, Alimentação, Estadia, Ajuda de Custo.

Ok
Amiguinha aguardo seu retorno.

Unknown disse...

CARA, PENA QUE PESSOAS COMO VC SÕ RARAS NESTE PAIS, LEGAL DIVIDIR PARA VER SE O CINEMA NACIONAL ALVANCA TIRANDO A MESMA TRUPE DE COROAS QUE MANDAM E DESMANDAM NO MERCADO

fernando leal disse...

Esta dica foi muito valiosa para mim porque tenho um sonho de fazer um filme e agora estou mais proximo para essa realizaçao, nao aja duvida que quando nos queremos alcançar alguma coisa nos conseguimos, e preciso ter fe e acreditarmos na quilo que somos capazes de fazer, muitas das vezes deixamos fujir o nosso talento por nao tentar-mos, quando tivermos alguma ideia nao deveremos ignora-la pois se calhar temos uma porta aberta sem darmos por ela,por isso nao deixo de desejar os meus parabens ao autor deste sit, muito obrigado, e boa sorte para todas as pessoas que sonhao e nao se esqueçam que sonhar faz parte da vida, e que por vezes deixao de ser sonhos e paçao a realidade boa sorte.

André disse...

Eu adorei muto muito bom me judou pra caramba, obrigado

gigi farina disse...

Bah! muito bom ! è minha primeira pesquisa sobre filmagens e a idéia nem era essa, era só pesquisar filmadoras adequadas e já proporcionou além do esperado.
Valeu. Grata
Abraço
Gigi

Miguel de Accacío disse...

Certo, você deu as dicas. Só de ler já fiquei cansado e com sensação de que vai dar tudo errado. Não conheço ninguém para compor a equipe. Só conheço uma pessoa que entende de cinema, ou melhor, estuda o assunto, mas ela não vai querer saber de um babaca que quer fazer um clip com cãmera digital. Vou fazer tudo sozinho a partir da minha idéia de jerico e botar no youtube que é a rua da blogosfera. Mas vou botar seu nome nos créditos como "o cara que um dia eu li e gostei..." Epa! Gostei do que li...

I nickelodeon disse...

Estou fazendo um filme de terror e comedia. Com suas etapas eu tenho certeza que vou conseguir o que eu quero.

Unknown disse...

Boa tarde.
Sou Dehoney Peclat,já lancei dois trabalhos literarios. *Crucificador de Almas*romance policial, finalista do Premio Portugal Telecom e *O Colecionador de Histórias* uma coletania de contos e cronicas. Desde que estava escrevendo o conto A Barganha senti que ele tinha que ser no minimo um curta, a atimosfera da estória, personagens, ambiente tudo.Tanto que muitos ao tê-lo em mãos que ele não era um conta e sim um roteiro. Gostaria de umas dicas sobre studios ou mesmo pessoas que topariam fazer um filme (curta).Me interrese não está em dinheiro... Estou pouco ligando para ganhos simplesmente quero dar vida ao Conto. No mas os ganhos ficariam para os produtores. Espero Contato.

Ass: Dehoney Peclat
blog: http://dehoneypeclat.blogspot.com/
email: dehoney.peclat@bol.com.br

Unknown disse...

Com seu vasto conhecimento sobre filmagens, venho lhe pedi um apoio e dicas sobre a gravação de um curta sobre um dos contos que publiquei. O conto escolhido é A Barganha. Ele retrada o encontro de um discrente com o demonio.Ele duvida da existencia de Deus e do Demonio, nisso ele barganha com um estranho para ter a prova que procura. Sou Dehoney Peclat *Pedagogo formação * Pesquisador Independente & Critico da História * Autor de "Crucificador de Almas" romance finalista 2010 do Premio Portugal Telecom - "O Colecionador de Hitórias"contos & cronicas *
Agradeço desde já pela atenção. Espero por contato.
obs:Não estou atrás de dinheiro, ganhos ficam por com do studio e responsaveis.Só estou a procura de dar vida a minha obra. Mais uma vez muito obrigado.

Unknown disse...

mutio legal aprendir e me ensentivou a continuar a escrever meus filmes e roteiros que é o que gosto de fazer tenho varios filmes otimos.historias bem legais só não tenho conhecimentos com pessoas do ramo nem dinheiro para produzir um filme valeu fica com deus.

volisc disse...

Muito bom o material postado. Parabéns pela produção.

Clovis Matos

CIA CENICA disse...

Acertando o previlégio da informação...Vc elaborou um "organizador de idéias" simples e prático, obrigada e parabéns! Abraços no seu coração! Lane Alves

Lá Medeiros disse...

nossaaa. mto bom!!!

Unknown disse...

Muito bom iara a me ajudar a fazer um grande filme :) muito obrigada cara

Unknown disse...

Muito bom iara a me ajudar a fazer um grande filme :) muito obrigada cara

Unknown disse...

MUITO BOM!!!!!! UM VERDADEIRO CURSO ONLINE DE CINEMA.

SrtFerguson disse...

Ajudou Muito! Melhor Post q encontreii ;)

games pc disse...

Valleu me ajudou muito

bjsssss

by: Alexandre Venturi

Alan disse...

Legal, mas quem pretende produzir filmes amadores como hoby,existe alguma dica ?

Alan disse...

Legal,mas pra quem pretende fazer filmes amadores como hoby,existe alguma dica?
Até aqui é tudo muito profissional pelo que pude observar!

Anônimo disse...

EXCELENTE AS DICAS PRA QUEM ASSIM COMO EU,ADORA CINEMA TEM BOAS IDEIAS,MAS NÃO SABIA POR ONDE COMEÇAR VALEU MESMO!!!

johny maia disse...

Meu amigo, você me ajudou bastante,tenho uma peça teatral que se chama "Deu uma louca no terreiro de macumba",comédia pura, tive a idéia de tansformar a peça em filme,tenho todo roteiro,e fala dos atores,o filme retrata o cotidiano de uma familia pobre que busca na umbanda, o meio de vida. Não terá muito custo, por ser gravado no distrito de nossa cidade, e será com atores local, e trabalham voluntareamente, os mesmos dotados de muito talento, até postei no yutube.Lógico que estou pesquisando para me aprimorar e reiniciar o filme com elenco mas capacitado,já que o que fiz, foi somente para conceguir credibilidade,e consegui pos todos querem fazer teste para participar.Vou seguir a risca todas as suas dicas, que Deus te abençoe, e breve você verá o meu filme, fazendo sucesso. um abraço forte.

Edson de Paula disse...

ola amigo,assim quero poder ter chamar vejo que gosta de ensinar e não cobra nada por isto,so vou dizer algo ati colocarei seu nome em minhas orações para que o "Senhor Deus" te proteja e te guie sempre e possa fazer de ti um grande diretor, e valeu as dicar que colocou em seu blog ai esta meu e-mail meu msn se puder entre em contato obrigado
sorrisodepaula@ig.com.br
sorrisodepaula@hotmail.com

Edson de Paula disse...

ola amigo,assim quero poder ter chamar vejo que gosta de ensinar e não cobra nada por isto,so vou dizer algo ati colocarei seu nome em minhas orações para que o "Senhor Deus" te proteja e te guie sempre e possa fazer de ti um grande diretor, e valeu as dicar que colocou em seu blog ai esta meu e-mail meu msn se puder entre em contato obrigado
sorrisodepaula@ig.com.br
sorrisodepaula@hotmail.com

Atividade escolar disse...

Parabéns pelo blog e obrigado por compartilhar estas valiosas informações. Sucesso prara ti!

Negociador disse...

Parabéns amigo, dicas preciosas que pretendo usar logo logo... um abraço.

Negociador disse...

muito bom! dicas preciosas

MARTA SERRAT disse...

Adoreiiiiiiiiiii. Estou preenchendo um formulario de inscrição para patrocinio e nunca fiz um filme. Blogs como seu só ajudam mesmo. Obrigada.

José Bonifácio Boni. disse...

Será que seria possível no Brasil?

Escrevi um conto de ficção científica, e gostaria de fazer um filme,com recursos patrocinados
pelo meu irmão: gentileza acessar o:

www.livrobomgratis.blogspot.com

Ler o conto: O CAPACETE CIBERNÉTICO DA Dra. CANON, e informar-me as possibilidades Através do Meu E.Mail: jbsbonidabahia@gmail.com



Desde já agradeço;

talles disse...

teu blog e super organizado explica tudo otimó parabéns

Sidi Leite disse...

Muito bom! Valeu mesmo.

Rede Cemec disse...

CURSO EM SÃO PAULO
26 e 27 de Novembro de 2011
.
Formatação de Projetos de Audiovisual
Oficina prática para enquadramento de projetos na ANCINE
.
http://redecemec.com/curso/formatacao-projetos-audiovisual

Rede Cemec disse...

CURSO EM SÃO PAULO
26 e 27 de Novembro de 2011
.
Formatação de Projetos de Audiovisual
Oficina prática para enquadramento de projetos na ANCINE
.
http://redecemec.com/curso/formatacao-projetos-audiovisual

Antonio Luiz disse...

poh cara mt show esse teu blog... valew ae

abraçow

NILDSON B. VELOSO disse...

Infomações importantíssimas para que comecemos a pensar na produção de um filme.
Que esse blog perdure por muitos e muitos anos!

NILDSON B. VELOSO disse...

Blog importantíssimo que nos ajuda a pensar numa produção e execução de filmes.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Abriu meu campo de visão. Sonho em um dia escrever um filme. Obrigado aí, seu blog é muito perfeito.Valeeeu.

Anônimo disse...

Abriu mais meu campo de visão.Obrigado, o seu blog é perfeito.

João B. Francisco disse...

VALEU, VÉI! VOU PRODUZIR FILME PORNÔ. SE NUM DER LUCRO, COMO O ESTOQUE... rsrs... Brincadeiras a parte, MUITO BOA SUAS DICAS. Velu e me aguarde no OSCAR !!!

Abraão disse...

Pefeiro, era tudo que eu precisava para me orientar! Vlww :)

Unknown disse...

foi muito legal ter lido isso que vcs demostraram foi muto util obrigado

Aizekyel Angelos disse...

legal mais não era bem isso o que eu estava procurando

Unknown disse...

Como faço para conseguir um roteiro infantil, tipo conto de fadas
gulla@póp.com.br

Unknown disse...

como faço para conseguir um roteiro infantil, tipo conto de fadas.
gulla@pop.com.br

Hedenylson.com disse...

Ohh gostei muito das dicas . To pensando em fazer um filme , e isso me ajudou muito mesmo . Obrigado ..

Sr. Jubileu disse...

uma perguntinha: seu por exemplo quizer fazer um filme e quizer colocar persanagens que já existem com a Chapeuzinho vermelho por exemplo isso é plágio?
eu tenho 17 anos e eu fiz um trabalho pra escola e modestamente ficou muito bom. eu gravei, atuei, dirigi, escrevi o filme e ainda editei. dura 17 minutos e é uma história de ficção, eu já tinha a história só era pra 6 personagens e eu adaptei pra 14. todos elogiaram bastante.

lelo disse...

COMO FAZ PRA FAZER O FILME? ME AJUDA

G@BR!3l disse...

OI kra muito obrigado estou fazendo um filme e estou na parte das filmagens agendei um lugar em goiania perfeito comprei camera HD
microfone profisionalso que não tenho pesoal para gravar e filmar mais vo arumar quando eu terminar te falo

Marcos Caldas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Caldas disse...

Como faz para eu ceder a estória do meu filme espetacular digno de oscar mundial por possuí um enredo sobre algo particular as raízes brasileiras vale muito a pena o interesse de bons cineastas pela minha obra é sem dúvida de tirar o fôlego. Como faço para encontrar essa equipe e botar minha ideia nas telas? Em troca só faço questão de receber pelos direitos autorais por exibição oficial.


Pelo Amor de Deus foço esse apelo pois estou desesperado para lançar esse filme!

Click Dona Inês disse...

Olá amigo, eu sempre tive o sonho de fazer um filme desde pequeno, hoje estou com 38 anos e esse sonho ainda perdura. A questão é...financeira e falta de conhecimentos técnicos. Porém encontrei seu site e pela primeira vez, acho que um dia vai ser possível. obrigado pelos ensinamentos, fique com Deussssss.

Unknown disse...

legal muito bom as dicas... confira nosso blog!!!
www.weebstarsx3.blogspot.com.br

andre disse...

Cara eu gostei de mais desse post e do blog,sempre tive vontade de fazer cinema,e esse blog me mostra a possibilidade de conseguir realizar esse tão almejado sonho de ser um CINEASTA!

Diogo Lindenmaier (Bagual silvestris) disse...

Muito bom!
Só gosatria de saber sobre a captação de diálogos!

Diogo Lindenmaier (Bagual silvestris) disse...

MUITO BOM!
sÓ GOSTARIA DE SABER SOBRE COMO CAPATAR DIÁLOGOS!

Anônimo disse...

eu tou escrevendo um guiao pra um filme e minha escola tem uma disciplina que mete representaçao eu percebo de algumas coisas so precisava de um progama pra editar

Unknown disse...

Valeu, estou fazendo um filme, baseado no Harry Potter, e você me ajudou muito, o nome do meu filme é
O Bruxinho, é quase igual Harry Potter e as relíquias da morte parte 2

luciano ferreira disse...

meu nome é luciano e gostaria de agradecer por essa aula de cinema tirou todas as minhas duvida,obrigado!

luciano ferreira disse...

muito bacana e prendi muito!


luciano ferreira disse...

muito bacana e prendi muito!

luciano ferreira disse...

ribluthmuito bacana e prendi muito!

luciano ferreira disse...

muito bacana essa aula!

luciano ferreira disse...

muito bacana essa aula!

luciano ferreira disse...

muito bacana essa aula!

Unknown disse...

MUITO BOM

Cristiano Santa Cruz disse...

Já fazia pequenos filmes para publicidade agora estou querendo meter a cara no longa...lancei um curta recente so procurar no you tube Santarém, Pérola do Tapajós. Enquanto o artigo me deu uma luz legal...Parabéns.

Unknown disse...

Eu amo escrever desde os 13 anos, e escrevi um filme por titulo; E SE FOSSE VOCE, QUANTO DARIA? MAS ENVIEI SO PARA UM FESTIVAL, PARA ELE SER CONHECIDO POR UM CINEASTA O QUE DEVO FAZER? NO MEU CASO EU SO ESCREVO A QUEM RECORRO PARA TER CONHECIMENTO DO QUE EU FAÇO POR VOCAÇÃO.

Unknown disse...

Eu amo escrever desde os 13 anos, e escrevi um filme por titulo; E SE FOSSE VOCE, QUANTO DARIA? MAS ENVIEI SO PARA UM FESTIVAL, PARA ELE SER CONHECIDO POR UM CINEASTA O QUE DEVO FAZER? NO MEU CASO EU SO ESCREVO A QUEM RECORRO PARA TER CONHECIMENTO DO QUE EU FAÇO POR VOCAÇÃO.

the bloggest disse...

Muito bom, gostei demais. Parabéns.

carlinhosmunhoz.blogspot.com.br disse...

òtimas dicas que maravilha....foram ótimas e percebi o quanto é trabalhoso e ao mesmo tempo gratificante virar um cineasta...quem sabe um dia realizo esse sonho..rsrsrs
Valeu,

abraços

carlinhosmunhoz.blogspot.com.br disse...

Dicas ótimas que maravilha ver o quanto é trabalhoso e ao mesmo tempo gratificante a realizaçao de um sonho...quem sabe um dia né...?

abraços

matheussansom disse...

Voce acaba de fazer de mim um grande cineasta....

Wellington Uchoa Pinheiro disse...

show de bola

wellington disse...

eu conheço um otimo curso que ensina tudo e não é preciso uma otima camera no curso você aprende a editar os videos e o audio Como usar o powerpoint para fazer suas animações com cara de profissional
e até mesmo como fazer o roteiro caso queira fazer um filme bom vou deixar o link abaixo la no site você obten mais informação:
http://hotmart.net.br/show.html?a=I1314044W

GLEIDSON FERNANDO FARIAS disse...

O meu nome é Gleidson Fernando Farias e pretendo compor um roteiro forte e comovente e na sequência ser o ator principal do mesmo estilo 007 e 24H, nao sou um profissional mas me vejo como tal e guardarei as dicas deste site aqui.


Sou baiano. Gosto do cinema e conto com os feras desta área de entretenimento do qual eu o admiro muitíssimo.

Pretendo ser um bom médico;
Um grande piloto do exército aeronáutico;
Um fiel agente do Estado diante dos olhos telespectadores do mundo na tela do cinema;
Serei um patriota humanista mas voraz contra a injustiça...!

Procurarei os cineastas do mundo. - Você aí do outro lado se habilitaria em me apoiar amigo cineasta? Sou um sonhador nao público mas tenho ideias e sei que preciso de uma questao de tempo!

Eis-me aqui, aguardo suas respectivas ações de contatos positivos.

aprendir muito com esta dica abiciosa e revolucionária com a qual conto com o meu manifestar cinematográfico e atitudes cineastas!

studio musika disse...

Muito bom saber que existem pessoas ainda preocupadas em repassar o seu conhecimento. meus parabéns. Marco Molina - Dir. de cena e fotografia.

agitado disse...

Eu sou um escritor de ficção e atualmente venho me aventurar fazendo roteiros para filmes... A iLha dos Ratos esta no Meu facebook
Ederson Ribeiro, gostei de sua aplicação ensinando como fazer filmes!

agitado disse...

Eu sou um escritor de ficção e atualmente venho me aventurar fazendo roteiros para filmes... A iLha dos Ratos esta no Meu facebook
Ederson Ribeiro, gostei de sua aplicação ensinando como fazer filmes!

Unknown disse...

olha gente em breve vcs vao ver minha historia,de imigrante na europa,esse parece ser o nome de minha primeira curta.obrigado por este blog maravilhoso

Unknown disse...

O blog e super interessante com ele tive mais facilidade de escrever meu curta , espero agora conseguir contactar com o dono deste blog pois presciso imensos de sua ajuda

Triscila Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá pessoal tudo bem, bom eu estou aqui deixando esse comentário para que puder me ajuda. Eu escrevo teatro a um bom tempo, tenho 18 anos morro em uma cidade chamada Santa Rita do Pardo MS, mais estudo e passo quase todo meu tempo na escola agrícola em Dracena SP, pessoal o que eu preciso e de uma ajuda por que eu já tenho um filme escrito mais eu não tenho patrocínio e não to conseguindo fazer tudo isso sozinho eu preciso de muita ajuda por favor quem puder me ajuda me procura e me da uma força. Esse e o meu Email:we_alves15@hotmail.com.
Assina: Weslei Alves Santos

obrigado.

Unknown disse...

BOM PESSOAL SO MAIS UMA COISA
SE TIVER ALGUEM QUE QUEIRA FAZER PARTE DESSE PROJETO COMIGO PODE ME PROCURA OK.

Unknown disse...

Parabéns pelo artigo! Elucidativo, embora conciso!

Unknown disse...

Meus amigos, eu tenho vários roteiros escritos por mim, gostaria de saber a quem posso oferecer estes trabalhos.

kbk disse...

ola Eu estou realizando uma pequena produção de uma rérie com amigos a Indeia foi de meu amigo (KV) O nome dele é Junior obg pelas dicas mano Foi de Muita ajuda vlw aew Nosso elenco e so de amigoss :) e nós vamos começar as gravções no inicio de Dezembro quando lançar o 1º ep Eu venho aki e mando o link

Unknown disse...

gostei é muito bom para nos gostamos fazer o filme

Unknown disse...

muito bom estas sugestões para nos que queremos fazer filme estou sempre com vcs um abraço a toda equipa.

Marta Anders disse...

Gostei muito, entendi tudo e vou reler. Pretendo iniciar a produção de um longa baseado em um livro biografico. Seguirei suas instruções. Pergunto se é necessario inscrever-se na ANCINE ou se poderei captar recursos de forma independente?Como proceder então?
Obrigada
Sonia Marta Anders

Cactus Produções disse...

Perfeito, fiquei ainda com mais vontade para Iniciar os estudos para um filme, que ja está com 60% da ideia do roteiro aqui na cabeça.
Muito Agradecido

Paulo Ribeiro disse...

Por favor, eu estou editando um livro, o qual estou também roteirizando para rodar um filme longa metragem. Gostaria de saber como posso encontrar profissionais capacitados para formatar, fazer levantamento de custos, planilhas, roteiros de produção, etc.. ou seja, tudo que envolve o que é exigido pelas leis de incentivos, ancine, etc... Agradeço quem puder me passar esta informação. Obrigado.

Unknown disse...

Bem legal seu texto, muito explicativo. Obrigada!

Andréa

o aprediz cinestra disse...

muito bom saber que alguém ainda presta seu tempo para ajudar a quem precisa

o aprediz cinestra disse...

foi muito bom ver que alguém ainda está disposto a ajudar alguém

Unknown disse...

Muito interessante, parabéns.
Como funciona a parte da legislação?
Direito de imagem dos atores? Funciona igual para um curta metragem? ex: "Um curta de 5 a 7 minutos com duas pessoas conversando. Quais documentos legais preciso que estes dois "atores" assim para que eu não seja processado no futuro??
Obrigado, Abraço!

Unknown disse...

Parabens, esta nos meus favoritos, copiei no word e com certeza vai me ajudar D+.

Valew continue postando,

att, Fábio

Unknown disse...

MUITISSIMO OBRIGADO FIZ 2 CURSOR DE PRODUÇAO EXECUTIVA DE CINEMA EM SP

EM ESCOLAS DE NOME É SO BLABLA BLA NAO FALARAM DA METADE DAS ETAPAS QUE

ESTA ESCRITO AQUI VOCE É UM GRANDE PROFISSIONAL E MOSTRA AQUI HONESTIDADE.

TRANSPARENCIA GENTE COMO VOCE QUE O CINEMA TEM QUE TER SE QUIZER FAZER

UMA PARCERIA ESTOU ABERTO PARA PESSOAS HONETAS COMO VOCE.


MEU EMAIL FRANCINEFILMES@YAHOO.COM.BR


MARCO A.L FRANQUINI.

Unknown disse...



Meu nome é MC ZINHO DE BH. Eu sou cantor de funk gospel e conciente. Sempre fui ligado ao cinema vídeo teatro ou qualquer arte. Eu tenho uma musica que chama O REVOlVER SEM BALA e gostaria de transforma-la num filme (pode ser curta metragem). veja link http://youtu.be/nsQuhoOz9-8. Qual seria o custo para essa produção. Poucas locações de cenas

Agradeço resposta
MC ZINHO DE BH
mczinhodbh@gmail.com

Unknown disse...

Puxa muito interessante, obrigada.

Maçola Xonitti disse...

Criei uma personagem infantil em minha mente e meu maior sonho
Que ela ganhe vida na tela do cinema,com suas dicas de roteiro vou começar a escrever o
o roteiro desse filme ,obrigada
Meu email. Manicejs@gmail.com

Eliana lopes rocha disse...

Obrigada! Será de grande valia!
Estava precisando desta visão geral e ter um mapa deste processo. Fantástico!Vai nos ajudar muito! Depois farei mais comentários a partir do caminhar.

Meu email: elianarocha11@yahoo.com.br

16 de junho de 2016

Filmagens e Produções disse...

Muito boa as informações...

Unknown disse...

Po muito bom essas dicas pra ajudar abrir a mente eu tenho vontade de produzir o filme uma ideia mas sem noçao de nada me ajudou muito obrigado site maravilhoso

Unknown disse...

tenho um bom filme inscrito mais não tenho condição financeira. um romance com drama sensacional de um estudante de direito e um empresario que tem uma filha que e apaixonada pelo estudante e também faz direito, vários acontecimentos como perda da virgindade, filho, falencia etc..
gotaria de um parceiro pois sei que teriamos sucesso neste empreendimento

curitiba1104@gmail.com

José Cícero do Nascimento disse...

Ter uma ideia para um filme já difícil, tirar essa ideia do papel e transforma-la em filme é mais difícil ainda. O primeiro passo para você conseguir realizar tal sonho é através de estudos, pesquisas e mais estudos.
Tenho dicas legais.

arianoparana@gmail.com
Compositor, autor e roteirista.

Unknown disse...

Muito bom. Excelente aprendizado.

Testemunho: pacto com o diabo disse...

TESTEMUNHO: PACTO COM O DIABO .Sou uma mulher e faço o Acordo há quatro anos. então, sou velho nele. Eu era empregada de mesa num restaurante. mas hoje, graças ao Pacto, sou acionista de empresas internacionais como Facebook, twitter, Renault, Visa, Western Union ....... Tenho empresas em todo o mundo. Estou muito feliz com o meu marido e os meus dois filhos. Está tudo bem. Agradeço mais uma vez este templo satânico que me ajudou a ter sucesso na minha vida. para aqueles que querem contactá-los. aqui está o endereço : espiritualtemplo@gmail.com

Importante: o templo também me ajudou a recuperar o meu EX-marido após anos de divórcio .Estou feliz por isso decidi partilhar a minha experiência contigo.

Unknown disse...

Opa so estou a ler hoje dia 22/12/2020. Gostei.me preparando para realizar um filme. P.S-Luanda-Angola.

Unknown disse...

Opa so estou a ler hoje dia 22/12/2020. Gostei.me preparando para realizar um filme. P.S-Luanda-Angola.

Rafa2017.com disse...

Eu tenho um filme. O melhor filme de todos os tempos

madrepadley disse...

NJ casino, live table games, live dealer, poker
Casino. Casino games 삼척 출장샵 at the racetrack. Live games. 창원 출장안마 Live casino games and tables 목포 출장샵 games from the top game providers in NJ. No live dealer 보령 출장샵 roulette tables 정읍 출장샵

@Gº#A disse...

Sensacional